Óleo de Copaíba: Como tomar e benefícios

O óleo de copaíba é extraído de uma árvore também chamada de copaíba. Esse produto tem muitos benefícios, inclusive medicinais, para o organismo humano.  Atua principalmente como um antibiótico e anti-inflamatório naturais, ajudando a aliviar dores musculares, funcionando como laxante, expectorante, antisséptico, fazendo a ativação da circulação. É também bastante usado para fazer tratamentos da pele e cabelo.

Para o que é indicado o óleo de copaíba

O óleo de copaíba é indicado para muitos motivos, inclusive quando necessita atuar como antibiótico e anti-inflamatório. Pode ser indicado também para os casos:

  • Tratamento de artrite e outros problemas parecidos
  • Melhorar a pele irritada
  • Diurético e laxante natural
  • Rejuvenesce, atuando tanto no cabelo, quanto na pele
  • Age como um poderoso antibiótico natural
  • Age como anti-inflamatório para várias inflamações no corpo, até mesmo para diminuir inchaços, por exemplo
  • Faz a ativação da circula sanguínea
  • Relaxa e alivia dores musculares e lesões por movimentos repetitivos
  • Aumentar a animação e diposição
  • Hidratação da pele
  • Diminuir dores
  • Fazer a redução da oleosidade da pele
  • Combater estresse

Benefícios do óleo de copaíba

São muitos os benefícios do óleo de copaíba. Veja os principais:

Ajuda na prevenção do câncer: esse óleo possui alguns tipos de compostos que podem ser eficazes na prevenção e combate de 9 tipos diferentes de câncer, como de rins, de próstata, de mama, de pele e de pulmão, além disso, é benéfico no tratamento de doenças como leishmaniose e HIV.

Tratamento de cabelo e pele: O óleo de copaíba pode atuar como anti-inflamatório e como bactericida, logo nutre a pele e cabelo e cura problemas como eczema, feridas, dermatites, erupções, picadas de mosquitos e pé de atleta. Passando sobre a pele do rosto, com um algodão, consegue fazer uma hidratação profunda e até suavizar algumas marcas de expressão e rugas que aparecem com o tempo.

Age como analgésico: pode ajudar a diminuir dores articulares e relaxar a musculatura quando aplicado diretamente na pele nos locais que estão incomodando. Por isso, pode ajudar em tratamentos de doenças como artrite, fibromialgia e gota, além de ajudar bastante em lesões esportivas. Quando a pessoa está com ligamentos e tendões inflamados, pode também colocar algumas gotas desse óleo nos locais machucados e massagear. Além disso, pode ajudar muito nos tratamentos de inflamações por causa de esforço repetitivo e tendinite. A lombalgia pode ser tratada com óleo aquecido levemente e aplicado na coluna lombar.

Ajuda a tratar doenças respiratórias: pode ser usado também como expectorante, relaxando os músculos respiratórios que estão envolvidos na respiração. Dessa forma, ele faz a desobstrução dos alvéolos pulmonares, abrindo os canais respiratórios. Pode ajudam nos tratamentos de problemas como: pigarros, rinite, pneumonia, bronquite e asma.

Atua como bactericida e anti-inflamatório: é rico em betacariofileno. Essa substância ajudar o organismo a modular sua resposta inflamatória, bloqueando a ação de protozoários, fungos, vírus e bactérias. Pode então, prevenir e ajudar a combater úlceras estomacais, micose, herpes, dores musculares, hemorroidas, cistites, resfriados e gripes. Pode até regenerar e desobstruir os vasos sanguíneos, melhorando o sistema cardiovascular.

Ajuda a mente: o óleo de copaíba tem também propriedades que ajudam a acalmar o sistema nervoso, pois consegue reduzir a ansiedade e evitar mudanças drásticas de humor.

Tem propriedades diuréticas: com o aumento da frequência urinária, ajuda a eliminar toxinas e reduzir os inchaços. Além disso, consegue fazer a redução da pressão arterial. Auxilia, ainda, a tratar infecções urinárias, como uretrite e cistite.

Ajuda a emagrecer: o óleo de copaíba possui propriedades que podem atuar e auxiliar o processo de emagrecimento. Consegue melhorar o funcionamento do intestino, combater a prisão de ventre e reduzir a retenção de líquidos. Além disso, reduz a ansiedade, diminuindo a compulsão alimentar ou vontade de comer sem realmente estar com fome.

Efeitos colaterais e contraindicações do óleo de copaíba

Por ser um produto natural não apresenta efeitos colaterais e nem contraindicações. Pode ser usado por todos os tipos de pessoas, que o procuram pelos mais diversos motivos. Ao contrário de muitos medicamentos fabricados, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios, produtos naturais não costumam trazer problemas a curto prazo e nem a longo prazo. De toda forma, use apenas uma quantia equilibrada, se usada com exagero pode causar certos problemas, além de não atingir mais o objetivo de ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *