Maça Peruana e os benefícios para sua saúde

A maça peruana é uma planta originária do Peru, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. A sua parte que é utilizada é a raiz. É uma planta crucífera, de mesma família que a couve, repolho, mostarda e nabo.

Essa planta tem bastante minerais, como zinco, fósforo, magnésio, ferro, potássio e cálcio. Além disso, possui também fibras, carboidratos, proteínas, ácidos graxos essenciais e fitoesterois.

A maça peruana possui muitos benefícios para a saúde, inclusive ajuda bastante a emagrecer. Veja abaixo alguns dos benefícios:

Benefícios maça peruana

Ajuda a melhorar pele

A maça peruana reduz problemas de pele, como manchas, acnes, e até mesmo a sensibilidade, aumentando a tolerância da pele em aguentar temperaturas muito altas ou muito baixas.

Estabiliza o humor

Essa planta consegue controlar as oscilações de humor. Também alivia a depressão, o estresse e a ansiedade.

Clareza mental

Outro famoso benefício da maça peruana é melhorar a clareza de pensamento, o foco e um bom raciocínio. Além disso, ajuda bastante a controlar os distúrbios de humor.

Controle dos sintomas da menopausa

A maça peruana faz controle dos hormônios, ajudando a melhorar bastante os sintomas da menopausa, que acontecem por conta de um desiquilíbrio hormonal.

Um dos sintomas combatidos são as ondas de calor. Também ajuda nos sintomas de tensão pré-menstrual, a TPM, em mulheres que estão possuem idade fértil.

Essa planta possui cálcio e por isso também previne a osteoporose, outro sintoma da menopausa.

Aumento da energia

Depois de usar a maça peruana por alguns dias, já é possível perceber uma melhora no nível de vigor e energia. Inclusive, essa planta é usada por vários atletas porque ajuda a aumentar suas performances nos esportes.

Isso acontece porque ela tem carboidratos complexos, que são ótimas fontes de energia. Tem também vitaminas com complexo B, responsáveis por participar de reações bioquímicas, que fazem uma boa produção de energia.

Equilíbrio dos hormônios

É muito importante para o organismo feminino que o corpo consiga fazer controle dos hormônios, pois são eles que fazem o gerenciamento de diversas funções biológicas. Quando existe um descontrole desses hormônios acontece um desiquilíbrio que pode levar a várias doenças e problemas.

A maça peruana consegue controlar e estimular essa produção de hormônios, pois age na glândula pituitária e no hipotálamo, que fazem o controle do sistema endócrino. Ou seja, controlam várias outras glândulas espalhadas pelo corpo humano, melhoras, dessa forma, a produção de hormônios nos ovários, pâncreas, tireoide e glândulas adrenal.

Faz estimulação à fertilidade

Essa planta aumenta a contagem dos espermatozoides, quando usados pelos homens. Isso ajuda bastante na fertilidade. Portanto, é ótima para pessoas que, por algum motivo, estão com dificuldades de fertilidade.

Aumento da libido

Um dos mais famosos benefícios da maça peruana. É conhecida por isso porque há relatados datados de 2000 anos atrás de estimulação de desejo sexual nos povos peruanos antigos. Atualmente, a maça peruana é considerada como portadora de uma propriedade afrodisíaca.

Prevenção de diabetes e melhora a imunidade

Como a maça peruana atua na diminuição da velocidade de absorção de glicose, por possuir um teor alto de fibras, ajuda bastante a prevenir a diabetes. Além disso, acaba fortalecendo o organismo, melhorando a imunidade e também, deixando mais rápido o processo de cicatrização.

Prevenção da anemia e da osteoporose

Essa planta possui bastante ferro, por isso ajuda a combater e evitar o surgimento da anemia. Possui também bastante cálcio, prevenindo a osteoporose. Como já citado acima, ótima então para mulheres que estão na menopausa, pois nessa fase há uma predisposição para doenças dos ossos.

Fortalecimento do coração

É também muito rica em ômega 3, por isso ajuda a evitas diversos problemas cardiovasculares. A maça peruana consegue combater o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, logo fazendo o controlas das gorduras no sangue e, evitando, entre outras coisas, a hipertensão.

Outros benefícios

Além dos principais benefícios citados, a maça peruana:

  • Ajuda na redução do apetite
  • Reduz a ansiedade e o estresse
  • Atua como antioxidante, neutralizando radicais livres, logo, ajudando a emagrecer
  • Ajuda no tratamento de problemas renais e de hiperglicemia
  • Atrasa o envelhecimento
  • Melhora bastante problemas ocorrentes no sistema imunológico, aumentando bastante a imunidade
  • Diminui o cansaço e aumenta o vigor
  • Tem muitas vitaminas e nutrientes, fazendo muito bem para a saúde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *